Economia
Comércio varejista da Bahia apresenta expansão de 8,9 por cento
Em maio, o comércio varejista do estado da Bahia apresentou expansão de 8,9% no volume de vendas em relação a igual mês de 2011, enquanto que na comparação, com ajuste sazonal, do período (maio / abril de 2012) a variação foi negativa de 3,9%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada e divulgada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) – autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (SEPLAN).
O cenário econômico contribuiu para o desempenho positivo do comércio baiano. No mês de maio a taxa SELIC passou de 9,0% para 8,5%, menor taxa desde abril de 2010; as operações de crédito no estado aumentaram 28,8% em relação a abril de 2011, acumulando nos últimos 12 meses taxa de 27,7%, superior aos 27,5% de março, conforme os dados do Banco Central; como também a manutenção da redução de IPI para os segmentos da linha branca.
A dinâmica no mercado de trabalho formal também contribuiu para essa variação positiva sobre o Comércio varejista baiano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro a maio, a Bahia registrou um saldo positivo de 27.097 postos de trabalho com carteira assinada, isto é, com uma maior quantidade de pessoas trabalhando, geralmente estimula-se o aumento do consumo das famílias. O segmento varejista apresentou um saldo de emprego de 226 postos de trabalho, correspondente a 80,5% do total do saldo do setor do Comércio em geral na Bahia no referido mês.
Análise de Desempenho do Varejo por Ramo de Atividade - No mês em análise, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados com o mês de maio de 2011, indica que oito ramos apresentaram resultados positivos quanto ao volume de vendas: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (38,9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,8%); Combustíveis e lubrificantes (11,4%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%); Móveis e eletrodomésticos (6,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%); e Tecidos, vestuário e calçados (2,4%).
Os ramos que não integram o indicador do varejo obtiveram os seguintes resultados quanto à variação do volume de vendas no mês em questão: Material de Construção (5,3%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (0,6%).
A principal variação do volume de vendas em maio de 2012 (38,9%) coube ao segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. No acumulado dos últimos 12 meses atingiu variação negativa de 11,9%, enquanto que no acumulado do ano foi registrada uma variação de 19,4%.
Em maio continuou a retomada de um ciclo de resultados positivos no volume de vendas, a última variação negativa aconteceu no mês de janeiro de 2012. Esse resultado tem forte influência da base de comparação, uma vez que em maio do ano anterior verificou-se uma variação negativa de 22,4%. Esse segmento foi fortemente influenciado também pela comemoração do Dia das Mães, entre os produtos destacou-se a venda de celulares, considerado destaque nas vendas para o dia das Mães.